terça-feira, 14 de junho de 2011

Um ídolo de dois gigantes do futebol brasileiro

Ser ídolo de uma torcida no futebol brasileiro já é uma honra para qualquer jogador, imagina ser de vários. Esta façanha foi alcançada por Renato Portaluppi, ou simplesmente, Renato Gaúcho, que além de ídolo incontestável do Grêmio, onde conquistou o Mundial de 1983, também fez história e é idolatrado pelas torcidas de Flamengo e Fluminense: um feito para poucos jogadores. Atualmente técnico do Grêmio, Renato teve brilhantes passagens pela dupla carioca Fla-Flu, vencendo campeonatos que são lembrados até hoje e que são de grande importância para ambas as equipes.

O jogador conquistou pelo Flamengo o Campeonato Brasileiro de 1987, derrotando na final o Internacional de Porto Alegre, além da Copa do Brasil de 1990, após vencer o Goías. Pelo Fluminense, o jogador conquistou um dos títulos mais marcantes para os tricolores. Em 1995, acontecia a final do Campeonato Carioca, por coincidência ou por pura obra do acaso, era um Fla-Flu, o Flamengo vencia até o fim da partida, quando Renato Gaúcho, de barriga, fez o gol da vitória tricolor, no ano do centenário do Rubro-Negro. Após este jogo, muitos torcedores do Flamengo criaram uma certa raiva do jogador, que era tratado como ídolo no clube. Porém, a grande maioria da Nação rubro-negra não dá muita importância para este jogo e entende que a mudança de clubes faz parte do mundo do futebol, e continua o tratando como um ídolo, afinal, Renato deu dois títulos nacionais ao clube.

Como técnico, Renato já treinou o Fluminense em algumas ocasiões, vencendo inclusive, a Copa do Brasil de 2007. Porém, o Rubro-Negro ainda não foi comandado por ele.
Para o repórter Emerson Silva, do Jornal MAIS, do grupo Lance!, Renato Gaúcho marcou época, e devido à sua personalidade conseguiu conquistar diversas torcidas, inclusive a de Flamengo e Fluminense.
- Acho que o Renato era um jogador fantástico e sabia como poucos promover um jogo, um clássico e até um campeonato. Fazia gols e tinha muita velocidade. Além disso, jogava para o  time também. Jogou em alto nível até o final da carreira e decidiu muitos jogos. Muitas torcidas são gratas ao Renato – declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário