segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fla-Flu e a Reabertura da Geral


Ano de 1999... os cariocas estavam ansiosos... os cariocas estavam tristes... os cariocas estavam sem a sua principal identidade no maior estádio do mundo... A geral do Maracanã, marcada pelas festas das torcidas, seguia fechada devido a divergências com a Polícia Militar, e essa angustia já durava três anos e meio... Até que uma luz no fim do túnel surge e acaba com esse pesadelo...
Uma conciliação pela PM trouxe a geral de volta a cultura dos cariocas. E nada melhor que um grande Fla-Flu para comemorar essa ocasião especial.
Não por coincidência, o Fla X Flu marcado pela reabertura da geral aconteceu no dia 20 de janeiro de 1999, justamente o dia que se comemora o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio De Janeiro. O amistoso entre as duas equipes foi chamado de Troféu São Sebastião e teve um público total de 113.602 pessoas.
A multidão tão angustiada viu Romário fazer o primeiro gol do Fla numa jogada em que o baixinho driblou toda a zaga tricolor. Logo depois ele fez outro,  um belo gol dando um toque suave por cima do goleiro Adilson do Fluminense. Emerson de cabeça fez o primeiro do Fluminense, 2 X 1. A chance do Fluminense empatar veio num pênalti sofrido por Roni, mas Clemer defendeu a cobrança de Túlio Maravilha. E como diz o ditado: “quem não faz, leva”, Caio (atualmente comentarista da TV Globo) fez o terceiro do Flamengo num forte chute sob a meta tricolor. Roni, que minutos antes havia sofrido um pênalti, fez o segundo do Fluminense, 3 x 2. Mas logo depois, Caio faz mais um e amplia o marcador a favor do Flamengo. O primeiro tempo eletrizante terminou assim, 4 X 2 Flamengo.
 
Depois de um belo primeiro tempo, as duas equipes voltaram do intervalo querendo mais, e logo Magno Alves fez o terceiro do Flu. E ao fazer o Gol, Magno não esboça nenhuma felicidade ou gratidão, será isso um sinal de que o gol foi em vão? Sim, era um sinal, Marcelo Santos fez quinto do clube da Gávea e acabou com a esperança tricolor. Final, Flamengo 5 X 3 Fluminense.
Mas o resultado final era um mero detalhe. O Fla-Flu de 20 de janeiro de 2009 foi o dia em que os cariocas voltaram a sorrir com muito mais felicidade, foi o dia em que depois de anos, o maracanã voltou a receber o folclore, a brincadeira, as caras pintadas, as fantasias e, acima de tudo, o jeito carioca de ser.
Você pode ver a matéria feita pelo repórter Régis Röesing, para a Rede Globo, no link:

Por: Erick Gurgel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário