terça-feira, 14 de junho de 2011

Canções







Falar em futebol sem lembrar-se das torcidas é algo impossível. Os clássicos não teriam a mesma emoção se não tivesse apoio e as canções dos torcedores. As músicas com sua irreverência e seu teor provocativo animam a torcida e motivam os jogadores em campo.


Falando de músicas do clássico FLAXFLU, não podemos esquecer a paródia da música Uísque à Go-go feita pelos torcedores do Fluminense que além de motivar o time, provoca a torcida do Flamengo. “Vou para o Maraca ver meu Fluminense/ Torcida deles não tem nenhum dente./ Vamos vencer/ Ganhar FlaxFlu é normal.”

O lado rubro negro não deixa barato e também cria suas músicas provocativas ao rival Fluminense, sempre insinuando a torcida tricolor como simpatizante do homossexualismo. “ Que palhaçada/ esse pó de arroz/ tricolor vi***/ passa maquiagem/ e da o c* depois”

Se tratando do maior clássico do Rio de Janeiro, a provocação entre as torcidas não pode faltar.


Um dos cantos mais conhecidos e cantados de todos os tempos é o “dança da bundinha”, a torcida do Fluminense canta animadamente para implicar com o time rival: “Dança, dança, dança da bundinha no Maracanã urubu virou galinha”. A música ficou tão conhecida que as outras torcidas rivais do Flamengo também a adotaram.

Como é comum entre as torcidas, são as provocações acerca da perda ou ganho de títulos, a torcida do Flamengo em um ano que se classificou para a Copa Libertadores da América criou uma música para exaltar a não classificação do Fluminense. “Chora tricolor/ o sonho acabou/ Libertadores sou quem vou.”

Quando seu time ganha de seu maior rival, a primeira coisa que o torcedor faz além de comemorar a vitória é aborrecer os amigos torcedores do outro time com piadinhas sobre a partida. Quando se trata da derrota do Flamengo, os tricolores cantam para o seu adversário: “Favela, favela, favela, silêncio na favela”.

E se tratando de derrota do Fluminense, como todas as torcidas rivais, o Flamengo segue com insinuações ao homossexualismo, mas coisas ao ver de quem ama o futebol, totalmente saudáveis ao mesmo. “Todo vi*** que eu conheço é tricolor”

A paródias de grandes sucessos é parte fundamental da festa, o tricolor carioca criou uma versão bem humorada do clássico “La Bamba” para implicar com os outros times cariocas, e claro com o Flamengo. A música se chama “Eu não sou rubro-negro” e é muito ouvida no FLAXFLU.

Eu não sou rubro-negro,

Eu não sou rubro-negro,

Eu não sou ladrão,

Não sou ladrão, não sou ladrão!

Dá-lhe Nense, dá-lhe Nense,

dá-lhe Nense,

Eu não sou vascaíno,

Eu não sou vascaíno,

Eu não vendo pão,

Não vendo pão, não vendo pão!

Dá-lhe Nense, dá-lhe Nense,

dá-lhe Nense,

Eu não sou Botafogo,

Eu não sou Botafogo,

Eu não sou chorão,

Não sou chorão, não sou chorão!


Como o jogo não termina para nenhum dos dois lados, a torcida do Flamengo também criou um letra para provocar os seus rivais.

“Poderíamos ser botafoguense, mas chega de crise na minha vida.

Poderíamos ser vascaínos, mas não me contento com o segundo, podendo ser o primeiro.

Nós poderíamos ser tricolor, mas gosto de estádio cheio e nada de via***.

Nós poderíamos não ser Rubro-Negros, mas esses certamente não Seriam NÓS!”


O importante mesmo é a exaltação dos times, o lado mais bonito do torcedor é o amor pelo próprio time. As torcidas do Flamengo e do Fluminense cumprem seu papel de torcedor leal e que acima de tudo vão aos estádios para apoiar seu clube.

Quem vai às arquibancadas tricolores irá ouvir diversas músicas de incentivo ao time. Como o “Horto Mágico”: “Sou/ Sou tricolor/ Sou tricolor de coração/ Vim ver o Flu/ Meu grande amor/ Graças a Deus sou Tricolor/ Vamos Fluzão/ Vamos ganhar/ Eu sou do clube 30 vezes campeão/ Vim para torcer/ Vim para gritar/ E por você a vida inteira eu vou cantar.” e Meu Tricolor Amo Você, paródia da canção Anunciação de Alceu Valença: “Eu vou cantar essa paixão que vem de dentro um sentimento verde, branco e grená. Camisa tricolor e a bandeira ao vento. Meu Fluminense, vim aqui para te apoiar. Olê, Olê, meu tricolor, amo você.”

Em ambiente rubro negro, todos sempre gritam com orgulho a famosa “Mengão do meu coração” que marcou a torcida flamenguista nos últimos tempos.

Mengo!

Estou sempre contigo

Somos uma nação

Não importa onde esteja

Sempre estarei contigo

Com meu manto sagrado

Minha bandeira na mão

O Maraca é nosso

Vai começar a festa!

Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe, Eô

Mengão do meu coração

Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe, Eô

Mengão do meu coração


O que importa realmente, independente de todas as provocações de ambos os lados, é que essa brincadeira, divertida e saudável não pare, pelo bem do futebol, e para não se levar tão a sério o futebol, como alguns pretendem levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário