terça-feira, 14 de junho de 2011

GIRO PELO MUNDO

Com toda a história do clássico Fla x Flu e tudo o que o mesmo representa na história do futebol, faz-se interessante também tratar de outros clássicos importantes do futebol mundial. Clássicos esses, que surgiram de situações de confronto étnico, político, religioso, entre outros.

Usarei esse espaço para escrever sobre dois clássicos que englobam tudo isso: o clássico escocês Celtic x Rangers e o clássico sérvio Partizan Belgrado x Estrela Vermelha.


Celtic x Rangers:

Para entendermos um pouco dessa rivalidade, precisamos remontar à metade do século XIX. Por volta de 1850, a Irlanda, país vizinho da Escócia, foi assolada por uma praga na plantação de batatas, principal alimento do povo irlandês e um dos mais importantes produtos de exportação do país. Essa praga fez com que 1 milhão de irlandeses do mundo inteiro morressem de fome em menos de 20 anos e outros tantos milhões emigrassem para o mundo inteiro. Muitos desses, os que não tinham dinheiro para pagar viagens até a América, emigraram para a Escócia, sendo considerados pelos escoceses a escória da escória. Todos muito pobres e muito católicos, dispostos a fazer de tudo para melhorar de vida, inclusive roubar e matar.

Diante desse quadro, um padre irlandês chamado Walfrid teve a brilhante ideia de utilizar aquela gente toda para um fim mais nobre: o futebol. Reuniu seus paroquianos mais habilidosos e fundou, em 1887, o Celtic Football Club. O nome lembrava os antigos habitantes da Irlanda - os celtas - e o distintivo do clube, um trevo de quatro folhas, símbolo irlândes para a Cruz de Cristo, homenageava a igreja católica. As cores do uniforme , verde e branco, eram as mesmas cores da bandeira Irlandesa.

Entretanto, Glasgow era uma cidade pequena demais para dois clubes, ainda mais para dois clubes de religiôes diferentes, tendo em vista que, 15 anos antes da fundação do Celtic, em 1872, jovens estudantes de Glasgow, fundaram seu clube, o Rangers Football Club, até então o único clube escocês com alguma projeção no Reino Unido. Seus fãs eram, naturalmente, protestantes. A ascensão de um clube formado por irlandeses pé-rapados e, o pior de tudo, católicos, era uma afronta as pretensoes daquele clube cuja camiseta tinha as cores da bandeira britânica - azul, vermelha e branca. Os jogos entre Ranges x Celtic atraiam públicos de 30 mil pessoas, ainda no final do séclo XIX e início do XX, fato incomum em jogos de futebo, na época. Eram 30 mil torcedores dispostos a brigar. Confrontos e mortes foram registrados já no século XIX entre torcedores de ambos os clubes. Quando a Irlanda se tornou um Estado livre, em 1922, a situação entre os dois clubes ficou ainda pior, pois além de católicos e pobres, os irlandeses passaram a ser oficialmente estrangeiros; e estrangeiros indesejáveis, perseguidos pela polícia, caçados por protestantes depois dos jogos, acusados de terrorismo e ligação com o IRA(Irish Republican Army), o que não deixa de ser verdadeiro até certo ponto, tendo em vista que até hoje bandeiras do grupo terrorista são vistas no estádio do Celtic. Por outro lado, são comuns no estádio do Rangers bandeiras do Reino Unido e da Rainha Elizabeth.

Assim fica consolidada a rivalidade: O Celtic é o time dos católicos - isto é, dos irlandeses, pró-IRA e para muitos, pró-independência da Escócia em relação a Londres. O Rangers é o time dos protestantes - isto é, dos britânicos, pró-permanência inglesa no Ulster, pró-unificação, enfim, pró-Império.

Os números do clássico dão vantagem ao Rangers: desde 1888 são 549 jogos, com 235 vitórias do Rangers, 179 do Celtic e 135 empates. O Rangers também possui mais títulos escoceses e uma torcida ligeiramente maior.






Partizan Belgrado x Estrela Vermelha:

Conhecido como "O clássico eterno" Partizan Belgrado e Estrela Vermelha protagonizam um dos maiores clássicos do futebol mundial. A rivalidade entre as duas equipes vai muito além do fato de serem os maiores clubes de Belgrado. O clássico eterno, como é chamado, costuma propocionar pesadas cenas de violência.

Durante a Segunda Guerra mundial, o Exército Popular da Iugoslávia era chamado de Partisan. Após o fim do conflito, os militares fundaram o FK Partizan, enquanto o partido Comunista do país fundou o Estrela Vermelha de Belgrado. Suas torcidas ainda possuem caracteristicas de fundação dos clubes.

Os coveiros, como é chamada a torcida do Partizan, são conhecidos pelos atos de nacionalismo, chegando a vaiar até jogadores estrangeiros. Durante a década de 90, tentaram impor no clube a proibição de atletas estrangeiros para que não pudessem atuar no time, mas não obtiveram sucesso. Já a torcida alvi-rubra, ou os Ciganos, é conhecida por ser de extrema-esquerda.

As partidas entre os dois clubes são verdadeiras guerras, dentro e fora de campo. Em 1999, um torcedor do Estrela foi morto por um fogo de artíficio da torcida do Partizan. Dias depois, os coveiros foram tirar satisfações sobre o ocorrido, o que acabou se tornando uma pancadaria, levando outros sete torcedores a morte. Também é comum durante os clássico uma das torcidas quebrar e atear fogo nas cadeiras do estádio do time rival.

Quando se fala em títulos, a disputa é equilibrada, com o Partizan tendo 23 títulos nacionais e o Estrela Vermelha com 25. Porém, a equipe esquerdista possui o título da Champions League e do Mundial Interclubes, ambos em 1991. A equipe campeã, tinha jogadores de nome, como o artilheiro Stojkovic e o jovem meia Petkovic, com 19 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário