segunda-feira, 13 de junho de 2011

O “Fla” surgiu do “Flu”?

No ano de 1911, o Fluminense estava muito bem no campeonato carioca, e conseguiu a grande proeza de derrotar todas as equipes adversárias nos dois turnos.


Porém, enquanto nos gramados tudo corria perfeitamente, na organização interna do time vários problemas surgiam. No dia 21 de setembro desse mesmo ano, após uma reunião na Rua do Catete, nove jogadores do Fluminense, liderados por Alberto Borgerth, decidiram que iriam abandonar o clube após o campeonato.

Revoltados com a diretoria, os rebeldes deserdaram-se do clube e fundaram o Departamento de Futebol e Esportes Terrestres do Flamengo, que era apenas um clube de regatas, esporte muito popular no final do século XIX.

Então, de uma hora para outra, o Flu perdia 9 dos 11 jogadores do time campeão de 1911, só tendo permanecido no clube, da equipe titular, Oswaldo Gomes e James Calvert.

Em sua estréia no campeonato de 1912, o Flamengo goleou o Mangueira pelos incríveis 16 a 2. Muitos torcedores do Fluminense migraram para o novo time, principalmente para acompanharem os ídolos e campeões estaduais.

No mesmo ano, aconteceu o primeiro Fla-Flu da história, que tinha o recém-criado Flamengo como favorito, pois contava com os craques vitoriosos do campeonato do ano anterior. Contrariando todas as expectativas, a partida deu vitória ao Flu, por 3 a 2.

  
   Fluminense: campeão invicto do campeonato carioca de 1911
   Em cima: Píndaro, Baena e Neri.
   No meio: Orlando, Lawrence, Amarante e Galo.
   Em baixo: Oswaldo Gomes, Alberto Borgerth, Gustavo e James Calvert





Por: Michele Campos         

Nenhum comentário:

Postar um comentário