segunda-feira, 13 de junho de 2011

FLAFLU - TAMBÉM É FUTEBOL DE MESA

Uma curiosidade sobre a palavra “ FlaFlu”, O mais interessante, que não é aqui no Rio de Janeiro e sim no Rio Grande do Sul, onde é chamado o Futebol de Mesa. Popularmente conhecido como totó, pebolim entre outros, mas no Rio Grande do Sul chama-se de FlaFlu ou Pacau.

Em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola o galego Alexandre Finisterre foi ferido e internado num hospital, em Monserrat onde tinha muitas crianças feridas sem a possibilidade de jogar futebol, ele se inspirou no tênis de mesa e criou o futebol de mesa.

A invenção foi patenteada em 1937, mas após escapar do fascismo na França, Finisterre perdeu os papéis da patente. Depois de ter sido exilado para a América do Sul, introduziu algumas alterações, como as barras de aço, e divulgou o jogo pelo continente.

O jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Contudo, essa versão da origem do futebol de mesa é contestada pelos alemães, que garantem que o jogo foi criado por Broto Wachter, que teria comercializado uma mesa de futebol já em 1930. A diferença é que todos os objetos eram de madeira, incluindo as barras, e os "jogadores" não tinham forma de bonecos, sendo pequenos triângulos.


Hoje em dia, o futebol de mesa é muito popular e as mesas mais modernas possuem barras de titânio, bonecos de plástico e até placar eletrônico, alem de craques que fazem jogadas que nos fazem pensar.



 
Poatado por Eliete Melo Araripe Ramos, em 13/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário