terça-feira, 31 de maio de 2011

Lamartine Babo e os hinos mais populares de Flamengo e Fluminense


(fonte caricatura: Glen Batoca)

No ano de 1949, o compositor Lamartine Babo, fanático torcedor do América e um dos mais populares compositores de seu tempo, recebeu a encomenda de compor os  hinos dos onze participantes do Campeonato Carioca de Futebol.

Com a sua infinita inspiração e o patrocínio do programa de rádio ‘Trem da Alegria’, Lalá escreveu em apenas um dia os mais populares hinos de Flamengo e Fluminense.

No hino do Flamengo há a expressão que certamente ajudou na consolidação mítica do clássico ´Fla-Flu´, que, segundo o compositor, seria um “Ai, Jesus!”.


Hino Flamengo

Uma vez Flamengo
Sempre Flamengo

Flamengo sempre eu hei de ser
É o meu maior prazer
Vê-lo brilhar
Seja na terra
Seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer
Flamengo
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É o meu maior prazer
Vê-lo brilhar
Seja na terra
Seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer
Na regata ele me mata
Me maltrata, me arrebata
Que emoção no coração
Consagrado no gramado
Sempre amado, o mais cotado
No "Fla-Flu é o Ai, Jesus"
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibra
Muita libra já pensou
Flamengo até morrer eu sou
É, eu sou

Hino Fluminense

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me dominaEu tenho amor ao tricolor
Salve o querido pavilhão
Das três cores que traduzem tradiçãoA paz, a esperança e o vigor
Unido e forte pelo esporte
Eu sou é tricolor
Vence o Fluminense
Com o verde da esperança
Pois quem espera sempre alcança
Clube que orgulha o Brasil
Retumbante de glórias e vitórias mil
Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor
Salve o querido pavilhão
Das três cores que traduzem tradição
A paz, a esperança e o vigor
Unido e forte pelo esporte
Eu sou é tricolor
Vence o Fluminense
Com sangue do encarnado
Com amor e com vigor
Faz a torcida querida
Vibrar com a emoção do tricampeão
Vence o Fluminense
Usando a fidalguia
Branco é paz e harmonia
Brilha com o sol da manhã
Qual luz de um refletor
Salve o tricolor

por Luiz Murillo Tobias e Bárbara Agra

Nenhum comentário:

Postar um comentário