segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fla-Flu no cinema

O FlaxFlu vai além do futebol. É um espetáculo que reúne alegria, empolgação, nervosismo e é demonstrado das mais diversas formas possíveis, sendo uma delas, o cinema.
O clássico já estampou a tela da cena nacional e internacional, sempre emocionando a todos, mesmo os não tão adeptos ao esporte. Confira a seguir nossa pequena lista de filmes sobre a disputa.
Alma e Corpo de uma raça
Alma e Corpo de uma raça é um filme nacional de 1938. Ele conta a estória de Luizinho, um menino pobre que ao sofrer um acidente em um FlaXFlu, é socorrido por um diretor do Flamengo. Futuramente, Luizinho é avisado que o clube custeará seus estudos.
Uma X Flamengo
Documentário nacional de 1980, Uma X Flamengo aborda o jeito de ser do carioca, tomando como referência o personagem Dom Pepe, motorista de taxi, malandro, sambista, frequentador assíduo do Maracanã e torcedor fervoroso do Flamengo. O filme se desenvolve em torno de uma decisão do FlamengoXFluminense.
Fala Tu
Lançando em 2004, Fala Tu é um documentário brasileiro que aborda a vida de três cariocas da Zona Norte, que batalham e sonham em trabalhar profissionalmente com música, sendo um dos personagens principais Macarrão, morador do morro do Zinco e torcedor do Fluminense.
Show de Bola
Um filme alemão que estreou no Brasil em 2008 e conta a estória de Thiago, residente em uma favela carioca que após testemunhar a morte do pai passa a dedicar sua vida ao futebol, tendo como meta jogar no Fluminense, acreditando ser a única esperança para sair da realidade violenta em que vive.
Flamengo-Fluminense
Filme alemão lançado em 2006, na terceira edição do Festival 11mm, dedicado ao futebol. Em sua sinopse, afirma-se que o Flamengo-Fluminense é mais que um jogo, é a alma do futebol brasileiro. Nele, o clássico é abordado em seu contexto social, cultural e político.

Les grands duels du sport: Flamengo-Fluminense
Documentário francês de 2003 que aborda a visão do diretor sobre a grande rivalidade dos dois times cariocas, tendo como palco o Maracanã e com depoimentos de Rivellino e Zico.

A paixão do torcedor é algo sem fim e como todos os sentimentos retratados no cinema, ela não se esgota.
Por isso, segundo a coluna do jornalista Ancelmo Gois, a produtora G7, especializada em produções cinematográficas, planeja criar um filme sobre o clássico que irá se chamar FlaxFlu, o filme.
Em breve, nos cinemas.
Fontes:
Portal Meu Cinema Brasileiro
Adoro Cinema
Interfilmes
Portal do Festival 11 mm
Portal do cineasta Pierre Goismier
O Globo

Por Carolina Lourenço e Luiza Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário