terça-feira, 17 de maio de 2011

O sabor da tradição futebolística


Que tal ir ao Fla-Flu e ser recepcionado por Zico, em pessoa? Não o Zico jogador de futebol, mas o filho do flamenguista Antonio Esteves Filho com a tricolor Alda Quintanilha, o apelidado em questão é Arnaldo Esteves, de 55 anos, um dos proprietários que comanda o negócio ao lado dos irmãos. Mas o mascote do time do Zico não é um Urubu ou um Cartola, mas um Manequinho. Para desapontamento dos pais, Zico é Botafoguense e não abre mão da Furia Jovem Botafogo nem por mil gols.


Pois é, motivados por essa rivalidade fervorosa, o casal que começou, há mais de 30 anos, vendendo caldo de cana e água de coco no pequeno quiosque construído em um enorme terreno na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, batizou o local que viria a ser uma grande pastelaria de Fla-Flu, como no sonho de Antonio. Hoje, o carro-chefe do local são os pastéis e os sabores são os mais tradicionais como carne, queijo, palmito, camarão com requeijão e napolitano. O gerente da loja e cunhado de Zico, Joni Marcos Vieira, de 39 anos, diz que o sucesso do lugar se deve, principalmente, à qualidade dos produtos e as massas, que continuam sendo preparadas na própria lanchonete e fiscalizadas de perto pelos herdeiros do estabelecimento.


O fato de estar localizada no caminho de volta do litoral faz com que a pastelaria receba um público diversificado. É possível encontrar um cliente de terno e gravata ou calça jeans e blusa, mas o público fiel é aquele “sujo de areia e sal”. Seja no verão ou no inverno, quando faz sol, a pastelaria se torna parada obrigatória do frequentadores das praias oceânicas. Em dias de clássico, empolgados grupos de torcedores se reúnem para vibrar ou chorar pelo seu time enquanto apreciam um pastel e um caldo de cana, assim como faziam Dona Alda e Seu Antonio há muito tempo, quando tudo começou.

Pastelaria Fla-Flu: Estr. Francisco da Cruz Nunes 2490, Cantagalo, Niterói - RJ
Por Vanessa Verthein, Erica Benevento, Raphael Jacques 

4 comentários:

  1. Adoro o pastel da Fla-Flu. Tô sempre lá depois da praiana de sábado. Renan.

    ResponderExcluir
  2. ALGUEM AI SABE ME DIZER SE HOJE ESTA FUNCIONANDO POR FAVOR OU TEM O NUMERO DO TELEFONE OBRIGADA E UM FELIZ NATAL...

    ResponderExcluir