terça-feira, 26 de abril de 2011

O maior público de todos os tempos


Existem motivos de sobra para tornar um Fla x Flu inesquecível, um deles é a presença do público. O torcedor pode ser tão protagonista quanto o jogador, e é justamente por causa dos famosos "geraldinos e arquibaldos" que a decisão do Campeonato Carioca de 1963 entrou para a história.

Como disse Nelson Rodrigues, no dia 15 de dezembro do ano em questão "os vivos saíram de suas casas e os mortos de suas tumbas, para assistir ao maior Fla x Flu de todos os tempos". E essa grandeza é atribuída às arquibancadas. A decisão levou 194.603 torcedores ao Maracanã, recorde de público do clássico, do estádio e da história do futebol mundial.

Como nem tudo pode dar certo sempre, essa multidão infelizmente não viu nenhum gol. Mas a parte rubro-negra comemorou um título. O placar de 0x0 levou o Flamengo à conquista do estadual e acabou com um jejum de oito anos na competição.

Hoje a rivalidade é até maior: 31 títulos do Fla contra 30 do Flu. Já nas arquibancadas a grandeza do clássico não é a mesma. O espaço físico, por exemplo, não colabora. O próprio Maracanã, antes de ser fechado para obras, mal suportava metade dos fanáticos que lá estavam em 1963. Mas, pior sem ele. O Engenhão, casa temporária dos cariocas, não atrai os rubro-negros, e muito menos os tricolores.

Partidas mais emocionantes em campo do que a de 1963 não faltam na história do clássico. Mas público como aquele não será mais possível. Logo, vale relembrar!

Ficha Técnica:

Flamengo 0x0 Fluminense
Campeonato Carioca 1963

Data: 15 de dezembro de 1963
Local: Maracanã - RJ
Público Pagante: 177.020 pessoas
Público Presente: 194.603 pessoas
Renda: CR$ 57.993,50

Fonte: Flapédia

Autora: Monique Danello

Nenhum comentário:

Postar um comentário