segunda-feira, 25 de abril de 2011

23/09/1984 - FLAMENGO 1 X 0 FLUMINENSE - Fla X Flu das Diretas

    



   Em 1984, o país estava presenciando um dos maiores movimentos políticos da história do Brasil: as Diretas-Já. Nos últimos momentos da ditadura militar, o deputado mato-grossense Dante de Oliveira (PMDB) envia ao congresso nacional, uma emenda à Constituição onde a escolha do primeiro presidente da república civil, após o golpe, seria através voto popular. 


  Desde 64 a escolha do presidente da república era realizada por via indireta, ou seja, pelo Colégio Eleitoral, após o golpe que levou os militares ao comando da vida política no Brasil. Mas em 1984, a partir da festa do 1º de Maio na Praça da Sé em São Paulo, que se tornou o “palanque”, o movimento das Diretas-Já ganhou força em todo o Brasil. 


  No Fla-Flu decisivo da Taça Guanabara daquele ano, alguém lembrou que o presidente militar, General João Baptista Figueiredo, apesar de gaúcho, era simpatizante do Fluminense; e que como alegria pouca é bobagem, uma comissão pó-de-arroz fora ao Palácio do Planalto entregar a faixa de campeão estadual de 1983 àquele que dizia preferir “cheiro de cavalo a cheiro do povo”. Já o Flamengo, maior torcida do Brasil, seria a representação perfeita do povo. 


   A emenda não alcança o mínimo de votos para virar lei, e a escolha do presidente ficaria restrita à escolha dos deputados e senadores entre, Paulo Maluf, do PDS (partido do governo militar) e Tancredo Neves, do PMDB (partido de oposição). De um lado o Fla "tancreda" e do outro o Flu "malufa", havia um jogador tricolor pousando ao lado do candidato do PDS e dizendo ser o seu candidato à presidente. O Flamengo venceu o Fluminense por 1 x 0. Gol de Adílio aos 20 minutos do primeiro tempo. 


   O Fla de Tancredo Neves (que seria eleito presidente, e sempre assumira seu amor pelo Mengão) era campeão, pela nona vez da Taça Guanabara, e a comemoração fora tanta, a ponto do técnico rubro-negro Zagallo dizer que esta conquista seria para ele, o mesmo peso do tri-mundial com a seleção brasileira. Nunes então, confirmara sua permanência no rubro-negro. E o goleiro Fillol homenagearia esta conquista ao preparador de goleiros do Fluminense, João Carlos Travassos, que o provocaria a semana inteira, dizendo não ser difícil para o tricolor marcar gols no arqueiro argentino. Romerito, o craque do Flu na conquista do estadual daquele ano, nada fez no jogo, e ainda estranharia que os jogadores apoiassem o candidato que era contra os anseios populares. Washington do Fluminense então, sumira por completo no jogo. O Fla vingaria o povão com aquele 1 x 0.

Fonte: Assaf, Roberto e Martins, Clóvis (1999) FLA x FLU, O Jogo do Século - Ed. Letras & Expressões.

Por Lidiane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário